Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo

Publicado em 31/10/2016

Compartilhar:  Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Facebook

Outubro Rosa no IFRS

Durante o mês de outubro, a Reitoria e alguns campi do IFRS aderiram ao movimento Outubro Rosa. Cada unidade fez a sua programação e realizou atividades de apoio a causa. Este movimento nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.

No Campus Canoas foi realizada uma semana de atividades que contemplou uma apresentação de estudantes com a peça Independente do que Aconteça; Conversa sobre câncer de mama e de colo de útero com a enfermeira- Janine Paiz; e apresentação de dança sobre o tema.

IMG_5657

No Campus Erechim a ginecologista e obstetra Clarissa Tagliettio falou sobre os cuidados que as mulheres e homens podem adotar para evitar o surgimento do câncer e respondeu perguntas. Na sequência, os presentes foram divididos em três grupos e puderam ouvir relatos de pessoas que já passaram por alguns tipos de câncer.

ou-rosa (1)

No Campus Osório, estudantes decoraram os murais do campus em alusão ao movimento.

Estudantes Campus Osorio_1x semestre do curso de Licenciatura em Matematica

 

No Campus Rio Grande, a médica Rosilene percorreu os setores com folhetos informativos para os servidores, explicando algumas questões básicas de saúde e dos exames de prevenção. Foram espalhados pelo campus cartazes com informações sobre o tema.

Site IMG_9227

No Campus Rolante, o laço rosa, símbolo da campanha foi distribuído para os alunos, comunidade acadêmica e externa, durante uma caminhada pela rua do comércio. O espaço em que funciona a unidade recebeu um mural rosa e foram colocadas informações sobre a doença. Foram confeccionados ímãs com laço para os computadores e camisetas da mesma cor para serem utilizadas durante o mês.

DSCN3866

No Campus Vacaria, alunos e servidores participaram de um evento da Liga Feminina de Combate ao Câncer intitulado Dia do Alerta com o projeto Tecendo Redes, cujo um dos objetivos era conscientizar a população sobre a prevenção de doenças cancerígenas, a partir do bem estar do corpo e da mente.

FOTO 3

A Reitoria organizou uma série de materiais explicativos sobre o tema que foi divulgado por email aos servidores semanalmente durante o mês. Além disso, servidores da unidade e dos campi Ibirubá, Porto Alegre, Rolante, Veranópolis e Viamão vestiram rosa e tiraram fotos demonstrando o apoio a causa.

Site-01 (2)

Fim do conteúdo