Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo

Publicado em 24/08/2016

Compartilhar:  Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Facebook

Neabi e Nepgs discutem presença das mulheres negras no Campus Rio Grande

O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do Campus Rio Grande promoveu, juntamente com o Neabi, no período de 15 a 19 de agosto de 2016, o evento “Mulheres: O Espaço do Feminino no IFRS”, que teve como objetivo discutir o papel da mulher no Instituto e sua inserção nesse espaço e no mundo do trabalho. Na abertura do evento, dia 15/08, ocorreu mesa redonda com o tema “Feminismo: educações, relações de poder e representatividade”, no Anfiteatro do IFRS. Um dos destaques foi a discussão da exploração da imagem da mulher negra, principalmente na publicidade.

Na manhã da quarta-feira, os participantes se reuniram para discutir a representatividade da mulher negra na mídia, a partir da exposição da jornalista Rosélia Falcão. Na quinta, foi a vez de uma conversa com o artista Alison Affonso, autor do trabalho com a série Black Flower. Na oportunidade o grupo avaliou o crescente protagonismo de jovens negras da periferia. 

Várias oficinas foram realizadas na Tenda da Sororidade, montada no pátio do campus. Durante o evento, que contou com debates, mesas redondas e oficinas, foram abordadas temáticas importantes e urgentes para a população feminina, tais como: violência contra a mulher, feminismo, comportamentos sexistas, objetificação do corpo da mulher e a relação entre as desigualdades de gênero. Destaque na Tenda da Sororidade para oficinas como “Oficina de Teatro: A diversidade e a Loucura” (16/08), “Mente são, corpo são: prevenção do câncer de mama e do colo do útero” (17/08) e “Desperte sua Bruxa: confecção de bonecas negras e colares” (18/08).

negras na publicidade em debate foto da abertura do evento discussão sobre mulher na midia confecção de colares afro black flower

Fim do conteúdo