Publicado em 25/02/2016

Campus Rio Grande realiza ações com apoio de servidores terceirizados

O campus Rio Grande do IFRS continua realizando ações de mobilização da comunidade acadêmica no combate à proliferação do mosquito Aedes aegypti. Nesta quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016, um grupo de servidores terceirizados, atendendo ao chamado do Setor de Infraestrutura da unidade, participou de palestra e ações de vistoria nos prédios do campus.

No início da manhã, os servidores assistiram a uma palestra de orientação da médica Rosilene D’Amoreira, que explicou os meios de transmissão das doenças causadas pelo Aedes, sintomas e formas de prevenção da dengue, chikungunya e zika vírus. Depois de assistir a vídeos explicativos sobre o tema, os servidores fizeram perguntas para tirar dúvidas sobre o assunto.

De acordo com Rosilene D’Amoreira, “essas ações são importantes para orientar a todos da comunidade acadêmica, que são multiplicadores das informações, não só no campus, mas em seu grupo de amigos, vizinhos e familiares. Esperamos efetuar com frequência, ao longo do ano, mobilizações com os vários públicos da unidade”, explica.

Vistoria nas instalações

Em seguida, alguns servidores seguiram para uma vistoria nas instalações do campus, principalmente nos locais indicados por eles como possíveis criadouros do mosquito. A atenção foi redobrada, na busca por qualquer material ou recipiente que pudesse representar algum risco de proliferação do Aedes aegypti.

Segundo a servidora Elisa Camargo, do Setor de Infraestrutura, “o campus passa por dedetização a cada dois meses e, periodicamente, os servidores terceirizados fazem cursos de capacitação. As orientações recebidas vão ajudar no trabalho que desempenham todos os dias em nosso campus, através de cuidados que podem ser fundamentais para manter o mosquito transmissor longe do campus”, completa.

Próximas ações

Na sexta-feira, às 10h, as ações continuam na Escola Estadual Helena Small, com palestra da médica Rosilene para os estudantes do sexto ano do ensino fundamental. Dentro das atividades também será feito um “faxinaço” na escola com a participação de alunos, professores e servidores.

1aedes 1 aedes 5

aedes 4 aedes 3