Publicado em 7/03/2016

Aula reúne alunos e servidores de Osório no combate ao mosquito

Uma aula com a professora de biologia Heloísa Gonçalves, realizada no dia 29 de fevereiro de 2016, no miniauditório do Campus Osório, reuniu a comunidade escolar no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e hikungunya.

Alunos e servidores receberam informações acerca do ciclo de vida do mosquito e suas principais características, formas de combate às larvas, doenças causadas e seus sintomas. Também receberam material informativo e dicas importantes, como a utilização de borra de café como larvicida que, inserida nos vasos de plantas ou espalhada no jardim, torna-se tóxica para a larva do mosquito devido à ação da cafeína.

A professora de Biologia Heloísa Bressan, destacou a oportunidade que o Rio Grande do Sul tem de combater o mosquito enquanto ainda se tem relatos de poucos casos das doenças. Natural do interior de São Paulo, ela contou que desde o início de sua vida escolar conviveu com a dengue: “Numa sala de aula, mais de 90% dos estudantes já tinham tido a doença. Agora, o alerta é para os problemas causados pela Zika. Mas temos que lembrar que as três doenças causam danos à saúde. Por isso, o objetivo tem que ser combater o mosquito, que é o vetor”.

IMG_3418 IMG_3420

IMG_3421 IMG_3426